Florianópolis SC
Florianópolis SC
REDECIDADES
portoalegre.net
carazinho.net
passofundo.net
tapera.net
viamao.net
soledade.net
novohamburgo.net
cruzalta.net
guaiba.net
caxias.net
lagoadostrescantos.net
saoleopoldo.net
espumoso.net
Pelotas
Gramado
Tramandaí
Santa Maria
   

 

 

ff

 

WM Internet

 

Florianópolis SC
Pesquisa personalizada
 

TURISMO - Praias

LOCALIZAÇÃO DAS PRAIAS - veja abaixo

Canasvieiras

Distância do centro: 27 km
Distância do aeroporto: 39 km
Praias próximas: Jurerê, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava.

Beleza natural e completa infra-estrutura fazem de Canasvieiras o balneário preferido dos turistas argentinos em Florianópolis. Para eles, a maioria dos lugares conta com atendentes bilíngües.

Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, a praia com pouco mais de 2 km de comprimento e com a Ilha do Francês logo em frente, ainda é a principal atração turística. A água do mar é verde, tem poucas ondas e apresenta uma variação de temperatura entre 23ºC e 26ºC durante o verão. A faixa de areia branca e fina é estreita e nos dias mais quentes é aconselhável chegar cedo para conseguir lugar. Ali é possível alugar desde cadeira de praia até caiaques. A praia também conta com opções de lazer para toda a família: passeios de banana-boat, de escuna e mergulho.

O centrinho funciona como uma pequena cidade, contando com delegacia de polícia, posto de saúde, supermercado 24h, mini-shopping, aluguel de carro, agências bancárias, de correio e de viagem. E quem quiser se divertir sem pisar na areia pode contar com uma casa de bingo durante a alta temporada.

Na área de alimentação, Canasvieiras oferece churrascarias, casas de massa, frutos do mar, comida típica, cozinha internacional, lanchonetes, docerias e sorveterias. Durante o verão conta também com um quiosque do McDonal's.

A hospedagem também é farta neste balneário. O turista pode escolher ficar hospedado em hotéis de luxo, pousadas aprazíveis, residenciais ou casas de aluguel. Para aqueles que querem gastar pouco, há albergues e camping.

À noite turistas e ilhéus podem se divertir em bares com música ao vivo, casa de show ou boates.

Para os turistas argentinos:
Entre os meses de dezembro e fevereiro o Consulado da Argentina funciona também em Florianópolis.
O endereço é Avenida Rio Branco, 387, 5º andar, no Centro.
O telefone é 3216-8903.

Barra da Lagoa

Distância do centro: 20 km via Morro da Lagoa.
Distância do aeroporto: 23 km via Rio Tavares.
Praias próximas: Joaquina, Praia Mole, Galheta e Moçambique.

Este importante núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina recebe a cada ano um número maior de turistas, atraídos pelas belezas naturais e pela cordialidade dos manezinhos, que tratam a todos como velhos conhecidos. Para receber quem vem de fora, a região conta com várias pousadas e restaurantes.

O Distrito da Barra da Lagoa foi instalado em 1995, quando a Lei Municipal nº 4.806/95 desmembrou a praia da Barra da Lagoa e a Fortaleza da Barra do Distrito da Lagoa da Conceição. Os 4,75km² estão em uma área privilegiada, incrustrados entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta e traspassados pelo Canal da Barra, que liga as águas da Lagoa com as águas do mar.

Oficialmente, a praia da Barra da Lagoa conta com 650m. No entanto, a falta de algum acidente geográfico que a separe da praia do Moçambique faz com que a orla tenha mais de 8km de extensão, propiciando longas caminhadas nas areias brancas e finas. O mar possui ondas suaves, que permitem a prática do surfe mas não assusta os banhistas mais inseguros. Isso acontece porque as grandes ondas provocadas pelo mar aberto são freadas pela correnteza do Canal. De qualquer maneira, um posto Salva-Vidas mantém a ordem na praia.

Outra atração é a Ponte Pênsil que passa por cima do Canal da Barra. Do outro lado, uma pequena trilha que passa entre os casebres da comunidade dá acesso à Prainha, uma pequena enseada cercada por enormes rochas e sítios arqueológicos.

 

Praia dos Ingleses

Distância do centro: 36 km
Distância do aeroporto: 45 km
Praias próximas: Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Praia Brava e Santinho

Mesmo sendo uma das praias preferidas pelos turistas, Ingleses mantém a tradição dos colonizadores açorianos. No verão, é o segundo balneário em concentração de turistas argentinos, perdendo apenas para Canasvieiras. No inverno, a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas são demonstrações da cultura manezinha.

A praia é com certeza o principal ponto turístico do lugar. Com quase cinco quilômetros de extensão, a faixa estreita de areia é banhada pelo mar aberto, de águas azuis e com média ondulação. Na alta temporada a água apresenta temperatura média de 22ºC e garante um banho agradável. Nos dias mais agitados, as ondas não chegam a ser grandes, mas apresentam uma boa formação e os surfistas aproveitam. Nos meses mais frios, cardumes de peixes que sobem o litoral procurando águas mais quentes que as do Rio Grande do Sul para desovar fazem da pesca a principal atividade dos moradores de Ingleses.

As dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Ali é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não. Para praticar, basta ter equlíbrio e alugar uma prancha. Quem quiser fazer um passeio diferente pode atravessar andando os pouco mais de quatro quilômetros de dunas. Só não pode se esquecer de levar garrafa de água para se hidratar.

Em matéria de infra-estrutura, Ingleses oferece várias opções em hospedagem e alimentação. O setor de serviços também é um ponto forte. Na maioria dos estabelecimentos é possível contar com atendentes que falam espanhol.

Curiosidade histórica: Com a migração em massa de açorianos para a cidade entre 1747 e 1756, as dificuldades de acesso aos lugares mais afastados levaram o governo a descentralizar o poder dividindo a Ilha em freguesias, que mais tarde dariam origem às intendências. Ingleses fazia parte da Freguesia de São João Batista do Rio Vermelho, fundada em 1831, e o nome da praia deve-se a um navio inglês que encalhou ali. Existem duas hipóteses para o destino do navio. A primeira diz que ele desencalhou e seguiu seu rumo, deixando alguns tripulantes na Ilha. A outra diz que ele naufragou.

Para os turistas argentinos:
Entre os meses de dezembro e fevereiro o Consulado da Argentina funciona também em Florianópolis.
O endereço é Avenida Rio Branco, 387, 5º andar, no Centro.
O telefone é 3216-8903.

Jurerê

Distância do centro: 23 km.
Distância do aeroporto: 35 km via Pantanal.
Praias próximas: Praia do Forte, Daniela e Canasvieiras.

O mar de coloração verde, com temperatura amena e ondas calmas fazem de Jurerê uma praia típica da região norte da Ilha. São pouco mais de três quilômetros de extensão de areia fina e clara, que propiciam uma caminhada agradável. Na água, os veleiros e lanchas do Iate Clube de Santa Catarina dão um toque sofisticado ao visual.

Em terra, o bairro é dividido em duas porções, com características distintas. No canto esquerdo está o loteamento residencial Jurerê Internacional. Totalmente planejado, conta com parques, supermercados, shopping a céu aberto, bares, restaurantes requintados e amplos estacionamentos para quem quer apenas passar um dia na praia. Essas características atraíram pessoas preocupadas com o conforto e com a qualidade de vida, que transformaram o lugar numa espécie de parque de mansões.

No canto direito está a parte conhecida como Jurerê Tradicional. Ali estão os moradores mais antigos do bairro, com seu toque de manezinho e restaurantes com culinária típica da Ilha. Essa parte abriga o Iate Clube de Santa Catarina, com um trapiche que tem acesso via praia.

Campeche

Distância do centro: 23 km.
Distância do aeroporto: 11 km.
Praias próximas: Joaquina, Morro das Pedras e Armação

Com três quilômetros e meio de extensão, a praia do Campeche fica entre a Joaquina e o Morro das Pedras, sem no entanto haver marcos geográficos nestas divisas. A faixa de areia branca e fina é larga, às vezes com formação de dunas. O mar grosso tem águas frias e de salinidade elevada. As ondas são fortes e as direitas com ondulação sul são muito esperadas pelos surfistas.

A princípio, as praias da Joaquina, do Campeche e do Morro das Pedras tinham um só nome: praia do Mandu. Foi em 1860 que a orla em frente à Ilha do Campeche passou a ser conhecida pelo mesmo nome da ilha.

Existem duas versões para o nome Campeche. A primeira, mais elegante, remete a um visitante ilustre e freqüente da região, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. Durante a década de 20 o correio aéreo francês Sociêté Latécoère instalou no Campeche um campo de pouso que era utilizado para o reabastecimento dos vôos entre Paris e Buenos Aires. O comandande da rota, Saint-Exupéry, aproveitava para descansar e fez amizade com os moradores da região. A lenda que ficou é que o nome Campeche provém do apelido francês que o visitante deu ao lugar: Campo de Pesca, ou seja, Champ et Pêche.

No entanto, como a Ilha em frente à praia já tinha este nome desde o século anterior, historiadores afirmam que ele provém de um vegetal utilizado para tinturaria de mesmo nome e que, a exemplo do Pau Brasil, foi muito procurado no início da colonização.

De qualquer maneira, das aventuras de Saint-Exupéry restaram a fama do Campo de Pouso da Sociêté Latécoère, primeiro aeroporto internacional do sul do Brasil, e o nome da principal rua do balneário, a Avenida Pequeno Príncipe, homenagem à principal obra do escritor.

 
LOCALIZAÇÃO DAS PRAIAS
   
   
  • Baía Sul
    Praia do Ribeirão da Ilha
    Praia da Tapera
  • Baía Norte
    Praia da Barra do Sambaqui
    Praia de Sambaqui
    Praia de Santo Antônio de Lisboa
    Praia do Cacupé
   
   
  • Norte da ilha
    Praia do Santinho (ou das Aranhas)
    Praia dos Ingleses
    Praia da Lagoinha
    Praia Brava
    Praia da Ponta das Canas
    Praia da Cachoeira do Bom Jesus
    Canasvieiras
    Praia de Canajurê
    Jurerê
    Praia do Forte
    Praia da Daniela
    Praia do Pontal
  • Sul da ilha
    Praia do Morro das Pedras
    Praia da Armação do Pântano do Sul
    Praia do Matadeiro
    Praia da Lagoinha do Leste
    Praia do Pântano do Sul
    Praia dos Açores
    Praia do Rio das Pacas (ou da Solidão)
    Praia do Saquinho
    Praia de Naufragados
   
   
  • Leste da ilha
    Praia da Joaquina
    Praia do Gravatá
    Praia Mole
    Praia da Galheta
    Prainha
    Praia da Barra da Lagoa
    Praia de Moçambique
    Praia do Campeche
    Praia do Santinho
  • Continente

    Baía sul:
    Praia do Bom Abrigo
    Praia de Coqueiros
    Praia de Itaguaçu
    Praia do Matadouro
    Praia das Palmeiras
    Praia do Meio
   
   
  • Baía norte:
    Praia do Balneário
 

       
       

 


www.ufo.tv.br

Conheça a cidade de Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos

 
Florianópolis SC
Prefeitura Municipal
Mapas
Praias de Floripa
Condições de Tráfego
Vídeos
Wikipédia
   


 

 

WM INTERNET